A maioria das pessoas provavelmente já ouviu que suco de frutas combinado com sol pode provocar queimaduras. De fato, isso realmente ocorre, o que enquadra esse fato nos conselhos populares que realmente tem base cientifica, e essa, em especial, é bem interessante.
O suco e principalmente a casca de todas as frutas cítricas possuem substâncias chamadas de furanocumarinas, em especial a laranja e o limão. Essas substâncias atuam como um repelente e sua concentração varia de acordo com o exemplar da planta e a época do ano, sendo encontrada também em outras espécies de plantas.
Molécula de Psolaren, uma furanocumarina |
As furanocumarinas são substâncias fototóxicas, ou seja, são tóxicas exclusivamente na presença de luz. Isso se deve a um fato muito peculiar das moléculas dessas substâncias: eleas absorvem a radiação solar (raios UVA e UVB), assim como ocorre no protetores solares. O problema é que, enquanto no protetor solar as substâncias absorvem a radiação solar e se desintegram, as furanocumarinas ficam do mesmo jeito e continuam absorvendo a radiação.
Assim, quando se expõe ao sol uma área da pele que entrou em contato com a casca e/ou o suco de laranja do de limão, os tecidos que foram molhados vão sendo danificados pela radiação "acumulada", originando uma mancha causada por queimadura química.
Queimaduras provocadas por suco de laranja e suco de limão:
Evitar consumir o suco de laranja ou limão em praias, piscinas e outros locais onde se fica muito tempo em locais sem sombra é a principal forma de evitar queimaduras. Lavar as mãos depois de fazer suco dessas frutas, além de ser higiênico, também ajuda, principalmente se você for ficar algum tempo no sol depois disso.
1 - Evitar expor ao sol a área atingida pelos próximos, em média, dez dias, que é o tempo necessário para a mancha sair sozinha;
2 - Evitar passar coisas como pó de café e outros remédios caseiros, porque você pode piorar a situação;
Etc;
Vale lembrar que se a queimadura for muito "feia" ou atingir uma área relativamente grande, vá IMEDIATAMENTE para o hospital. Os profissionais são qualificados e vão lhe ajudar da melhor forma possível. E, embora não haja casos documentados de queimaduras realmente sérias por furanocumarinas (nem por queimaduras que atinjam grandes áreas nem por queimaduras de 2° ou 3° grau), é sempre bom ficar atento.
Mas não se deixe abater. Vivemos cercados por coisas potencialmente perigosas o tempo todo. Por isso não tema (nem trema) na próxima vez que lhe oferecerem um suco. Com cuidados simples você pode saborear à vontade seu suco de laranja ou limão.
POSTADO POR: João Otávio.