segunda-feira, 14 de maio de 2012

 Mitos e verdades sobre o Eucalipto!


Eucalipto (do grego, eu + καλύπτω = "verdadeira cobertura") é a designação vulgar das várias espécies vegetais do género Eucalyptus.São, em termos gerais, árvores e, em alguns raros casos, arbustos, nativas da Oceania,ambas cultivadas em climas temperados, embora seja de origem tropical(Austrália).
A planta é usada hoje, principalmente, para infecções e problemas do peito. Seu óleo é ideal para esfregar no peito e para inalações no tratamento de toda a espécie de problemas respiratórios, é utilizado em óleos de massagem, é quente e calmante para dores reumáticas.
Porém, o que pretendo retratar aqui são os mitos e verdades que existem sobre esta espécie,confira:

  1. O eucalipto seca o solo?
Não. Ele retém menos água que as matas nativas que tem as copas maiores, permite que a água chegue ao solo mais rapidamente por ter menos folhagem, que também diminui a evaporação pra atmosfera, tem uma capacidade de absorver mais água na época das chuvas e menos na época da seca, suas raízes não ultrapassam dois metros e meio, portanto não chegam aos lençóis freáticos e consome bem menos água que uma plantação de cana-de-açúcar, de café, de soja, de arroz até da carne de frango e da carne de boi.

Estudos recentes revelam que o eucalipto é muito eficiente no aproveitamento da água. Enquanto um litro produz 2,9 gramas de madeira, a mesma quantidade de água produz apenas 1,8 gramas de açúcar, 0,9 gramas de grãos de trigo e 0,5 gramas de grãos de feijão.

  1. O eucalipto empobrece o solo?
Não. Pois quase tudo que ele retira ele devolve. Após a colheita, cascas, folhas e galhos que possuem 70 por cento de nutrientes da árvore, permanecem no local e incorporam-se ao solo como matéria orgânica, além de contribuir para o controle da erosão.

  1. O eucalipto gera um deserto verde?
Também não. Por ter de deixar parte da área da propriedade para reserva legal e área de proteção permanente, o eucalipto e os sub-bosques formam um corredor para áreas de preservação e criam um habitat para a fauna, oferecendo condições de abrigo, de alimentação e mesmo de reprodução como demonstram alguns estudos.

Ao contrário destas “afirmações falsas”, o eucalipto, cultivado de forma adequada, gera tanto benefícios como outro empreendimento rural, a começar pelo grande número de empregos diretos e indiretos que gera tanto nos viveiros como na implantação e manutenção das florestas. Além disso, gera recolhimento de impostos, investimentos em infra-estrutura, consumo de bens de produção local, fomento a diversos tipos de novos negócios e iniciativas na área social como a construção de casas, postos de saúde e escolas.

Somado a todas estas informações é bom sempre lembrar que um hectare de eucalipto consome 10 toneladas de carbono da atmosfera por ano, contribuindo para a diminuição da poluição, o aquecimento global e combatendo o efeito estufa. Em resumo, mais do que ser um negócio rentável e produtivo, as plantações de eucalipto têm cumprido seu papel fundamental de reduzir a pressão sobre as matas nativas, ainda muito usadas no consumo de carvão vegetal, móveis e madeira sólida. 

Um comentário:

  1. Gente,eu,Ana Clara, que publiquei,tá?! é que eu esqueci de colocar meu nome!rs' desculpas...

    ResponderExcluir