As plantas são organismos multicelulares e autotróficos fotossintetizantes, com várias formas. Suas células possuem um vacúolo digestivo, onde é armazenado alguns resíduos, parede celular e cloroplasto com clorofila A e B. De maneira geral, elas possuem: raiz, com função de sustentação, absorção de nutrientes e retenção de substâncias; caule, com função de sustentação da copa da árvore; folha, com função de fazer fotossíntese; flor, reprodução da planta; fruto, proteção e dispersão das sementes; e semente, cuja função é proteger o embrião.
As plantas ao longo de sua trajetória evoluíram muito para chegar o que são hoje: em termos gerais, saíram de pequenas briófitas para as grandes angiospermas, passando pelas pteridófitas e gimnospermas.
As plantas ao longo de sua trajetória evoluíram muito para chegar o que são hoje: em termos gerais, saíram de pequenas briófitas para as grandes angiospermas, passando pelas pteridófitas e gimnospermas.
As primeiras plantas se reúnem no filo das briófitas, plantas de pequeno porte, avasculares, vivendo em locais sombreados. Possuem rizoide, cauloide e filoides que desempenham os papeis, respectivamente, da raiz, caule e folha. Sua reprodução pode ser sexuada e/ou assexuada e possui dependência de água para que ocorra a fecundação. Esse grupo reúne todos os musgos e as hepáticas.
Marchantia pollmorpha, uma hepática:
Sphagnum tenellum, um musgo:
Após as briófitas surgem as pteridófitas, que são as primeiras plantas vasculares, mas ainda sem sementes. Também são o primeiro grupo a possuir caule, folha e raiz. Sua reprodução é sexuada e ainda possui dependência de água para ocorrer a fecundação. Esse grupo reúne todas as samambaias e avencas.
Avenca - Adiantum capillus-veneris
Xaxim - Dicksonia sellowiana
Depois das pteridófitas ocorre o surgimento das gimnospermas. Plantas vasculares (tendo vasos condutores diferenciados) com semente e sem fruto, com órgãos reprodutores (os estróbilos), que funcionam como flores primitivas. O surgimento do grão de pólen, como gameta masculino, fez as plantas pararem de depender da água para a fecundação, e assim, conquistarem ambientes mais amplos e diferenciados. Esse grupo reúne todos os pinheiros.
Cipreste - Cupressus sempervirens L.
Ginkgo biloba
E por ultimo as angiospermas, plantas vasculares com semente e fruto. Nelas houve a manutenção dos vasos diferenciados, surgimento da flor como órgão reprodutor e do fruto para guardar e dispersar as sementes e uma maior produção de carboidratos (fator importante para o surgimento da vida na terra). Esse grupo é o mais amplo, reunindo as outras espécies de plantas.
POSTADO POR: Matheus Cavalcante
Mamona - Ricinus communis L.
Abacaxi - Ananas cosmosus
POSTADO POR: Matheus Cavalcante
Muito interessante o assunto,foi boom conhecer novas plantas.Laís Almeida,2ªa3
ResponderExcluir