As plantas desenvolverem diversos mecanismos de defesa, não só contra animais ou agentes externos (como vento e água) que ameacem seu corpo, mas também àqueles que interfiram nos seus meios reprodutivos.
Um clássico exemplo é a pimenteira, nome atribuído a várias espécies de plantas, a maioria pertencendo aos gêneros Piper, Pimenta ou Capsicum.
A sensação ardida e quente que temos ao comer algo com pimenta ou mesmo passar seu sumo na nossa pele se deve à presença da Capsaicina, uma substância presente nos frutos dessas plantas, as pimentas.
Isso acontece porque essas plantas, ao longo da evolução, desenvolveram frutos destinados especificamente a serem dispersados por aves.
Uma vez que os mamíferos não conseguem espalhar sementes por uma grande área, as pimenteiras passaram a desenvolver as pimentas cheias de Capsaicina, que provoca uma sensação de intensa queimação e ardor ao entrar em contato com o tecido de mamíferos, mas age apenas como uma sensação analgésica nas aves.
É interessante ver como as mais variadas espécies de plantas desenvolvem os mais variados tipos de mecanismos a fim de favorecerem sua sobrevivência e sua reprodução.
POSTADO POR: João Otávio
POSTADO POR: João Otávio
Muito bom essa postagem aprendi muito a respeito do assunto.Gostei muito.
ResponderExcluirAna Lina 2A3